quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O caminho das letras


A situação intelectual da sociedade brasileira é deplorável. É inquietante constatar que a população não conhece seu próprio idioma.

A sociedade atual, capitalista e consumista, contribui para a desvalorização da erudição em função de outros meios de comunicação, entre eles a endeusada televisão e os monstros digitais da nova era. Dessa forma, o antigo hábito de ler se tornou uma tarefa árdua e obrigatória.

Todos esses fatores culminam em uma alienação cultural. Apesar de ter-se acesso a todos os canais de informação, os cidadãos não a possuem. Tem-se dificuldade em redigir um texto e faltam raciocínio e senso crítico aos indivíduos.

É necessário ter consciência de que os verbos ler, pensar e escrever são totalmente opostos ao fatídico decorar. O personagem principal do romance Vidas Secas, Fabiano, não tem vontade de aprender e, com isso, acaba marginalizado. É caótico ver milhares de fabianos caminhando pelos grandes centros urbanos.

O homem é um ser pensante, capaz de refletir sobre sua existência e compreender o mundo em que vive. Apesar disso, através da abstinência cultural, a raça humana está se deteriorando. Em breve, tomará o caminho errado na escala da evolução: a regressão; se não voltar-se à leitura e à reflexão.

(3º colegial, tema - a importância da leitura, redação nota 8)

Nenhum comentário: