segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Império Místico



A entrada do próximo milênio ainda está envolta em uma nuvem de mistérios. Por isso, numa época em que o avanço tecnológico é enorme e a ciência e a razão são os grandes mitos, a aldeia global naufraga em uma maré de misticismo, esoterismo e crendices em geral.

Essa nova onda está vindo com tamanha força que consegue atingir todas as classes sociais; tendo os novos místicos qualquer atividade profissional ou grau de instrução. E a procura maior desse novo ramo acontece nas horas de crise; sejam estas financeiras, conjugais ou profissionais. E os caminhos para encontrar o auxílio são muitos e variam entre a cartomancia, gnomos, astrologia, entre outros.

Quando o misticismo serve como base para criações literárias, casos de Fernando Pessoa e Cecília Meirelles, tem sempre aspecto positivo. As obras, frutos de instantes ocultos, brindam os leitores com momentos de entretenimento. E obtém tal sucesso pelo simples fato de serem livros em que o mistério e o desconhecido imperam.

Mas esta nova mania internacional também traz consquências negativas. Surgem em todos os cantos indivíduos que abusam da crença da população para lhe extraírem dinheiro. Além da criação de seitas, como a de Jim Jones, na Guiana, em 1975, que sempre culminam em tragédia, há perigos ainda maiores.

Essa mudança nos ideais de todos os habitantes do mundo pode significar um retorno à Idade Média. Por outro lado, é bom saber que tem-se sempre algo em que acreditar.

(3º colegial, tema - misticismo, redação nota 8)

Nenhum comentário: