quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Meu maior problema

Então, a gente chegou. Só que eu precisava guardar coisas num armário. Escolhi o número 26, abri e comecei a tirar livros da minha enorme bolsa azul e colocar lá.
Nisso, chegou uma moça e disse:
- Você sempre leva tantos livros?
- Sempre. Mas preciso deixar aqui, pra entrar lá. E pra não carregar tanto peso.
- Entendi.
Continuo tirando livros da bolsa e guardando.
- Você gosta muito de ler, né?
- Gosto. Esse é meu maior problema...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mãe é mãe


- tira a mão da boca!
- a mão é minha e a boca é minha!
- você é minha filha e eu mando em você.

(fim de discussão; tiro a mão da boca)

sábado, 25 de setembro de 2010

Em agosto eu...

* li 5 livros.
* voltei para o Macunaíma.
* voltei a ser assistente da turma de Senhora na Boca do Lixo (que eu adoro).
* comi na festa de agosto.
* fiz luz e som de Irrisão (peça que eu adoro, com textos de Ionesco, dirigida pelo "oh, captain, my captain" e com a Karlinha e a Audrey - que salvaram o reapresenta do Natal).
* comecei um "site-projeto-filho" com o Maykol (esse aqui,ó).
* participei do reapresenta de Senhora na Boca do Lixo e fui Noêmia, porta giratória e abajur (e tive a oportunidade de contracenar de novo com a Emelha). ah, e me diverti muito, só pra constar!
* descobri quais serão minhas peças do semestre (A Rosa de Cabriúna e O Sonho).
* fiz mais um teste daqueles surreais.
* consegui terminar de ler As Crônicas de Nárnia, finalmente.
* assisti 2 vezes Don Juan, peça maravilhosa, com um elenco de pessoas que eu adoro e a melhor árvore da história do teatro.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

As bolinhas de Coré



Coré, eterna adolescente. Por uma simples romã, de destino condenado. Romã, fruta de só 4 letras. Letras que, desorganizadas e recombinadas - ou, sendo mais simplista, lidas de trás pra frente - são amor.

Coré, de olhos fechados. Sentindo o calor do Sol em sua pele e o cheiro do verde. Vendo, de olhos fechados, a vermelhidão. Vermelho - Sol, vermelho - sangue, vermelho - amor.

Coré abre os olhos. Vê o vermelho ir desvanecendo, transformando, virando verde. Virando terra. A terra de sua mãe.

Coré sorri e sopra. Vê, no centro do aro, seu sopro tomar forma, virar coisa, virar ideia. Vê a bolinha pseudo-invisível. Disfarçando-se. Vê o mundo através da bolinha. Igual, mas diferente. Translúcido, talvez. O Sol bate na bolinha e faz com que tudo visto através dela tenha um arco-íris. Cada bolinha carrega dentro de si um pequeno arco-íris, uma pequena poesia.

Coré deslumbra-se com o arco-íris e lembra-se de histórias que povoaram a sua infância, que precederam sua infinita adolescência. Histórias que falam de um lugar depois do arco-íris. Nunca entrar na vida adulta faz com que ela não perca nunca a capacidade de se deslumbrar. E de sonhar.

Coré deslumbrada, acha que a bolinha pode levá-la a um mundo mágico e a segue. E sorri. E corre como o vento e os sorrisos tornam-se risadas. E pula e corre e gira e abaixa e levanta e corre mais e as risadas tornam-se gargalhadas.

Coré, transbordando de alegria, vê a bolinha descer. E sumir. Tocar o chão e desaparecer. Um chão que não é a terra de sua mãe. Um chão que é o reino de seu marido. Um chão que é o inferno. E Coré deixa de ser Coré. Torna-se Perséfone.

Perséfone assume seu trono. Tem alguns meses pela frente, meses para pensar. Meses para racionalizar seu deslumbramento dos outros meses, anteriores. Meses para segurar Coré dentro dela, quietinha. Meses em que Perséfone não sorri mas, toda noite, dormindo, deixa que Coré corra atrás de bolinhas em seus sonhos. A risada de Coré é o som que mantém Perséfone sã nesses meses.

Perséfone, em seu trono, pensa. E lembra de alguém que um dia lhe ensinou que, às vezes, a gente pensa que está dizendo bobagem, mas está fazendo poesia. Seu nome era Mário, um velhinho simpático. Ela só não se lembra se ele disse isso a ela ou a Coré, o que também não importa. De uma certa forma, elas estão sempre juntas: Perséfone é a sombra de Coré na terra, Coré é a bolinha que mantém Perséfone viva no inferno.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Diário da Emília - 16/02

Eu odeio os meninos! Eles são tão idiotas! Eu e a Tete somos muito mais inteligentes que o Aldo, por exemplo. A mamãe deve agradecer muito por ter 2 meninas e só 1 menino. Os meninos da escola são os piores. Hoje, no recreio, eles ficaram me chamando de quatro-olhos e de santa do pau oco. Eu disse que eles não tinham educação e iam ser castigados e eles riram. E falaram "É melhor não ter educação do que não ter amigos". Eu TENHO amigos! Eu tenho meus irmãos e meus pais. Eu disse que ia contar pra diretora e eles falaram "Então conta isso também!" e aí o Pedro e o Toninho me seguraram e o Luiz Otávio levantou minha saia. Todo mundo viu minha calcinha e riu. Eu fiquei com vontade de chorar, mas segurei e fui contar pra diretora. Ela suspendeu os 3 por 1 semana. Devia ter expulsado eles. E todos os meninos da escola. Odeio eles!

Emília

sábado, 11 de setembro de 2010

mexeu com você...

- pior que ela consegue deixar os barracos com classe.
- eu amo qdo ela diz "mexeu com vc, mexeu comigo". me identifico.
- ela fala isso com uma verdade né?
- fé cênica, meu caro. stanislaviski é pouco perto de márcia goldsmith.

- ah, tá, desculpa. eu ainda sou iniciante nesse mundo, de "como destruir emocionalmente alguém".
- ah, vc tem treinado muito comigo, já era pra ter melhorado.
- eh! me desculpe, prometo q da proxima vou fazer a pessoa se sentir tão mal q ela vai tentar ao menos um suicídio.

- pq afinal mexeu com ela, mexeu com vc.
- EXATO! não desperte meu lado goldsmith. vc vai se arrepender.
- essa eh nova pra mim. "lado goldsmith" soa quase como "darkside" do star wars.

- seu coração eh dividido em 2. ódio e amor eterno.
- é q eu sou de extremos.
- depois eu sou o estranho.
- vc é estranho.
- eu estou numa nova classificação.
- mas eu já disse, alguma vez, q não tinha ódio por vc? só pra saber...

- ah, e vc faz planilhas pra tabelar atos bons e ruins e decidir com quem vc deve ou não falar, essas coisas?
- ahahah sim faço isso mesmo, planilhas em excel. dai qd a pessoa atinge um numero X de pontos negativos, ela é movida automaticamente para a planilha negra, que é como se fosse um limbo, ida sem volta...
- nossa, eu devo ter entrado nessa planilha negra há séculos.
- ainda não. mas com um pouco de esforço vc chega lá.
- bom... então tô bem perto de entrar nessa planilha aí.
- sim, sim.
- vou pro lado negro da planilha. uh! tenso. rs
- pior do q ir pro lado negro é qd vc deixa de existir na minha planilha.
- com isso vc quis dizer q eu vou deixar de existir e não ir pro lado negro?
- não, não. vc tá quase entrando no lado negro. depoiiiiiissss, vc pode deixar de existir.
- pq eu super curti essa coisa de ir pro lado negro e tal.... eu super adoraria ser o darth vader. hahahha
- darth vader... pra chegar no nível dele tem q ralar muito.
- nossa, vc não me conhece. darh vader aprendeu comigo. eu q falei "corta a mão do seu filho, meu bem. é tendência pra próxima estação."
- e isso vc aprendeu com a márcia.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eu li num livro 6

Livro: Caim
Autor: José Saramago
Doses de sabedoria:
* "A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele."

* "Ora, enquanto sobem e não sobem, convém saber como isto começou para comprovar uma vez mais que o senhor não é pessoa em quem se possa confiar. Há uns três dias, não mais tarde, tinha ele dito a abraão, pai do rapazito que carrega às costas o molho de lenha, Leva contigo o teu filho único, isaac, a quem tanto queres, vai à região do monte mória e oferece-o em sacrifício a mim sobre um dos montes que eu te indicar. O leitor leu bem, o senhor ordenou a abraão que lhe sacrificasse o próprio filho, com a maior simplicidade o fez, como quem pede um copo de água quando tem sede, o que significa que era costume seu, e muito arraigado. O lógico, o natural, o simplesmente humano seria que abraão tivesse mandado o senhor à merda, mas não foi assim. Na manhã seguinte, o desnaturado pai levantou-se cedo para pôr os arreios no burro, preparou a lenha para o fogo do sacrifício e pôs-se a caminho para o lugar que o senhor lhe indicara, levando consigo dois criados e o seu filho isaac. No terceiro dia da viagem, abraão viu ao longe o lugar referido. Disse então aos criados, Fiquem aqui com o burro que eu vou até lá adiante com o menino, para adorarmos o senhor e depois voltamos para junto de vocês. Quer dizer, além de tão filho da puta como o senhor, abraão era um refinado mentiroso, pronto a enganar qualquer um com a sua língua bífida, que, neste caso, segundo o dicionário privado do narrador desta história, significa traiçoeira, pérfida, aleivosa, desleal e outras lindezas semelhantes."

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ah, saturno...

More than most, you've been through quite a bit in matters of the heart in recent years. Your trials started in September 2007 when Saturn entered your fifth house of true love, in a kind of astrological oxymoron. Saturn is also fond of setting up life lessons so that we learn from experience. Challenges in love came by sometime between September 2007 and July 2010, but when Saturn left this difficult position, you were done. You didn't feel immediate relief however, for you needed a key new moon in this very same part of your chart, so you had to be patient for the right one to come. That long awaited new moon is here. It will arrive on September 8, and for the first time since 2007, you won't have Saturn near the new moon to spoil the pudding. This is very important - after hosting this tough love planet for three years in your sector of romance and fun, now that Saturn has left, he won't be back to this house until 2036. You have learned a great deal about love and now you can put it into practice. If you are single and looking for love, this is your moment, and you must promise to be out and about, circulating. Rarely have you had a chance like this to meet the one who truly feels like a soul mate.

Your first fun night will come on September 4, when Venus, your ruler, will dance with Neptune and bring glamour and stardust to your evening. The new moon on September 8 will fall in your house of true love and bring your social life into focus. This is the start of something, and you should put a circle around this date and the two weeks that follow. At the new moon, Venus in your house of commitment will be in perfect angle to Pluto, boding well for an important and serious development to come up in your relationship.

Transiting Mercury will be retrograde in your house of true love from September 1 to 12, so during the first half of the month, you'll be moving slowly and cautiously, especially when it comes to matters of the heart. If you are undecided, it likely means you don't have enough information, so wait until you do have it - you will know intuitively when you do. Once you have it all, you will suddenly feel calm, and you'll know your answer like you know your name. After Mercury goes direct, September 12, I feel you will have a clearer picture - enlightenment may come later, but it won't come before.

You may even have a chance to capture a long-held desire. The eleventh house is associated with hopes and dreams, and so something you've long wanted, spiritual or material, may come to you now.

After a busy month seeing people and going places, you may be in need of hanging back and treating yourself to rest at the full moon September 23.

You may also be privy to a secret someone tried to hide from you that comes out of nowhere, but that you do have to pay attention to in order to protect yourself. There's only a small chance this part will happen - I mention it to raise your antenna in case this fits your life.

This full moon comes with the propensity for many other possible outcomes, too. On one hand, the moon will be very close to Jupiter, a bountiful and generous influence that is protective in the way a guardian angel would be. You may not even be aware of the help you are getting behind the scenes, but it appears to be there.

In a month that seems to have everything, there is one day I just love - September 18, when Jupiter and Uranus will combine forces and Mars will send friendly greetings to Pluto. Socially, this Saturday gets a "10" in my book. It's filled with surprise, luck, power, and energy. Use it to the fullest, dear Taurus!

By all means, after September 8, plan to amp up your socializing - your chances of meeting someone interesting are truly excellent.

Admittedly, even with these lovely vibrations life won't always be a garden of earthly delights. Expect turbulence to show up first on or near September 21 when Uranus will oppose the Sun. A friend, lover, or authority figure may suddenly become a source of woe. What happens will be so unexpected that you will barely have a chance to craft a reaction.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ah, essas candidatas...

- santa catarina é florianópolis e rio grande do sul, curitiba.
- não, curitiba é paraná.
- ah...
- sergipe é o que?
- aracaju.
- pernambuco... deixa eu lembrar... é lá em cima...
- recife,
- pa é o que?
- paraná.
- é pará!
- e ap?
- amapá!
- gente, coloquei amapá como am.
- am é amazonas... mas não sei a capital.
- gente, sempre esqueço mato grosso e mato grosso do sul.
- mato grosso do sul é campo grande. mato grosso, a capital é bonito.
- ah,é, bonito. ou bonito é mato grosso do sul?
- não, esse é campo grande mesmo.
- gente, o que é firléu?
- que?
- tá perguntando procedimento para desabilitar firléu do windows.
- deve ser faireuel.
- e o que é isso?
- não sei.
- conhecimento em informática. vou colocar avançado, lógico.
- lógico.


(aí eu tava numa sala, esperando pra ser entrevistada pra vaga X e surge esse grupo de candidatas "iluminadas", conversando enquanto faziam os testes e/ou fazendo testes em grupo. alegrou meu dia.)