quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Carreiras

Todo jovem, quando chega ao colegial, já começa a pensar em um assunto: vestibular. As opções de carreira são muitas e confundem o adolescente. Nesta fase, ele ainda não sabe se deve seguir seus ideais, as vontades de seus pais ou simplesmente se adequar ao mercado de trabalho.

Seguir a vontade de seus pais o livraria de imensas discussões familiares. Além disso, os pais geralmente têm uma visão mais madura do que acontece no mundo, optando por profissões em que o jovem terá um aproveitamento melhor. O único problema é que, nem sempre, o adolescente se sentirá realizado.

Se essa pessoa optar por profissões que atendam ao mercado de trabalho, poderá ter e dar à sua família uma condição melhor de vida. Mas essa situação encontra a mesma dificuldade da anterior: a felicidade do jovem.

Contrariando essas duas opções e cursando o que realmente deseja, o adolescente se sentirá bem. Apesar de conflitos, falta de trabalho na área que escolheu e outros problemas; se dedicará totalmente aos estudos. E, quem sabe, não surpreende a sociedade ganhando dinheiro em uma carreira pouco procurada.

Não importando o que ele siga, tomara que seja feliz. Do mesmo jeito que precisamos de médicos e advogados, precisamos de artistas e paleontólogos. Afinal, o que seria do azul se todos gostassem do verde?

(2º colegial, tema - escolha profissional, redação nota 8, de 16 de maio de 1996)

Nenhum comentário: