sábado, 22 de junho de 2013

Então, agora é hora de mudar?

E, de repente, todo mundo só fala nisso: o Brasil tem que mudar.

E eu me pergunto: só agora ele tem que mudar?

E eu me pergunto: é o Brasil que tem que mudar? Ou é o brasileiro? Ou é o brasileiro que abaixa a cabeça e cala a boca diante de injustiça e impunidade há tanto tempo? Ou é o brasileiro que compra leite, chega em casa, vê que está estragado e joga fora e não volta ao mercado para trocar nem reclama com o fabricante, sendo que ele pagou por isso? Ou é o brasileiro que recebe 20 centavos a menos no troco - pq não tem moeda - e aceita? Ou é o brasileiro que vê todo santo dia injustiça e fecha os olhos (quando não é com ele) ou engole em seco (quando é com ele)? Ou é o brasileiro que vê uma criança ser maltratada e acha feio, mas não faz nada pq não conhece nem a criança, nem quem tá maltratando ela?

Ok, alguém pode dizer que são coisas menores, que agora estamos falando de algo muito maior. Mas o maior é feito de zilhões de pequeninos. Como a gente enfrenta quem faz o grande quando vem permitindo o pequeno - e até concordando com ele - por anos, décadas, séculos?

Não estou questionando a validade ou não de todas essas manifestações de agora. Estou questionando o antes. Estou questionando pq só agora e não sempre. Pq, agora, exigir uma mudança que não estava sendo estruturada nesses anos todos, justamente por nunca ter sido exigida antes. Aos poucos e sempre, como deveria ser.

Estou questionando - MUITO - quantos dos manifestantes, ao receber 10 reais a mais no troco, não deixam de devolver e embolsam essa grana, afinal, "o problema é de quem errou". Estou questionando - MUITO - quantas dessas pessoas vestindo branco e inundando as redes sociais de links e frases de mudança e longos desabafos verborrágicos, quantos desses que estão empreendendo muito tempo nessa "luta", quantos tiram 1 hora por semana pra jogar gamão com velhinhos abandonados num asilo, brincar com crianças carentes, recolher doações pros necessitados, ensinar algo importante pra crianças sem expectativa de evolução limitadas por suas condições sociais, adultos marginalizados por uma História repleta de absurdos ou pessoas com qualquer tipo de problema e/ou limitação. Quantos estão exigindo a mudança e quantos estão fazendo a mudança? Quantos estão brigando pra que políticos e governantes transformem o mundo em um lugar melhor e quantos estão construindo um mundo melhor?

E isso é só o que eu penso. Só o que eu me questiono, enquanto busco formas de transformar o mundo em um lugar melhor. E eu encontrei minha forma: transformar crianças e adolescentes em adultos melhores, através do teatro e da literatura. E do amor, claro, pq "love will be my strongest weapon", como na música. E a minha forma não é melhor nem pior do que a de quem protesta. É diferente e só. Pq não há certo e não há errado.

E eu penso que a gente precisa mudar.

E não é agora, é sempre.

E não é um ou outro. É todo mundo.

E não é só quando tá junto com mais 100 mil pessoas na rua. É todo santo dia, sozinho, cada um no seu caminho, do seu jeito. Cada um como pode e como consegue.

O Brasil só muda se o brasileiro mudar.

Então, muda! Muda que, quando a gente muda, o mundo muda com a gente...

A hora de mudar é mesmo agora. Mas não é hoje... É sempre!