terça-feira, 23 de abril de 2013

edificante


aí eu tô limpando minha sala e dois missionários surgem. querendo me vender um material baseado na bíblia pra eu usar com meus alunos. pra mim, teatro e religião são quase a mesma coisa, mas, como eu sei que é uma visão muito particular, expliquei educadamente que eu não posso usar um material religioso em uma aula de teatro. ele me diz que não é religioso, é baseado na bíblia só. ok, continuo trabalhando a paciência e simpatia e digo "olha só, o curso é aberto a todas as pessoas. eu posso ter, numa mesma turma, alunos de religiões diferentes. não é certo eu impor a bíblia pra eles, eu tenho que respeitar todas as religiões" (eu e toda a humanidade, aliás, mas né?). e ele me diz, então: "mas esquece que é da bíblia. se você usar esse material, como é da bíblia (não era pra esquecer, produção?), você vai conseguir dar aulas edificantes.". 
resposta imaginada 1: "então, mas se eu estou me propondo a dar aula de teatro, é pq eu acredito que o teatro, em si, é edificante. acredite, eu não sou uma porca capitalista e faço isso por dinheiro. mesmo pq eu não ganho quase nada."
resposta imaginada 2: "edificante seria vc doar o material, e não vender, meu filho! reflita um pouco!"
resposta imaginada 3: "você precisa assistir o manual! peça altamente recomendada para pessoas como você."
resposta falada, pra continuar sendo uma pessoa fofa e educada: "nossa, que legal! pena que eu tô sem dinheiro... mas obrigada mesmo, viu? tchau!"

Nenhum comentário: