quarta-feira, 10 de julho de 2013

Você vive do teatro?



Eu tenho ouvido muitas vezes essa pergunta. E eu vivo do teatro?

Bom, hoje eu "só" faço teatro. Eu dou aulas, 3 dias na semana (terças - das 8h30 às 21h30; quartas - das 8h30 às 10h00 e quintas - das 8h30 às 19h30). Eu sou produtora executiva de um grupo. O que quer dizer, basicamente, que eu faço coisas pro grupo, de segunda a segunda, 24 horas por dia. E as coisas são atualizar redes sociais, acompanhar números das mesmas, pensar em estratégias pra divulgação, fazer contatos, resolver problemas, ter ideias, lidar com as pessoas, negociar, planejar o futuro do grupo, pensar o tempo todo em formas de fazer o grupo crescer - em todos os sentidos. Dentro do grupo, atualmente, estou em 3 projetos. Na cena, eu dirijo e produzo. Na comédia, eu produzo e faço uma das personagens. No infantil, eu produzo, faço assistência de direção e fico preparada pra substituir qualquer uma das atrizes, caso seja necessário. E, além disso, eu escrevo... Cenas e peças. Hoje, tudo o que o grupo faz, fui eu que escrevi.

Eu faço teatro. O tempo todo. Mas eu vivo do teatro?

Em tudo isso, hoje, eu não lucro um centavo. Pelo contrário, invisto. Ok, eu recebo pelas aulas. Mas ainda não pago nem minhas contas com esse dinheiro. E vivo numa vibe meio Blanche DuBois, que sempre dependia da bondade de estranhos. Só que, no meu caso, não são estranhos: é a melhor mãe do mundo, são os melhores amigos do mundo.

Se eu vivo DO teatro? Não. Eu vivo PRO teatro. E, sendo ele que me faz feliz e me permite contribuir com o mundo, transformando-o em um lugar melhor; sendo ele que me motiva, que me faz prosseguir... Eu vivo DE teatro.

(Mas eu ainda vou responder diferente... Ainda vou viver DE, PRO e DO teatro!)

2 comentários:

Blower's Daughter disse...

"Ainda vou viver DE, PRO e DO teatro!". Digo o mesmo!!! :)
Adorei o texto!^^

Unknown disse...

;)