quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Masmorras do Descaso


Eclodem rebeliões de detentos em todo o país. As fugas e a exacerbação da violência em presídios evidenciam o que já deveria ser claro: o arcaico sistema de reclusão de criminosos está falindo.

O modelo jurídico nacional causa ojeriza aos intelectos um pouco mais privilegiados se comparados aos da imensa massa. É considerada como irrisão a posição da justiça que somente condena os pobres e, mesmo assim, morosamente; e ainda considera o sistema de encarceramento como a alternativa mais humanitária a ser destinada aos malfeitores.

Universidades de banditismo, depósitos de seres humanos, uma prévia do inferno. Os presídios brasileiros podem ser tudo isso e muito mais; mas estão muito aquém de serem centros de recuperação de infratores. O caos que se instalou no sistema carcerário reflete o descaso do Governo e a falta de verba para transformar delinquentes em cidadãos.

A atual conjuntura leva à busca de outras alternativas.Um remanejamento de presos se tornou extremamente necessário. Portanto, a comutação da pena, através do indulto, revela-se como a única opção para garantir melhorias na vida dos presidiários  e, ao mesmo tempo, poupar aqueles que cometeram pequenos crimes de um conhecimento maior sobre o lado obscuro da sociedade e de humilhações, promiscuidade e agressividade.

O indulto só terá eficiência se o egresso tiver o apoio governamental, designando cargos e funções aos ex-presidiários. Sem o amparo, esse círculo vicioso reinará por muito tempo; e nenhum cidadão terá sossego enquanto a injustiça for soberana.

(3º colegial, tema - indulto aos presos: justo?, redação nota 9 com recadinho do professor: "parabéns! você já sabe como dissertar adequadamente sobre um assunto que conhece! continue treinando! conte comigo!")

Nenhum comentário: