segunda-feira, 11 de março de 2013

A quoi ça sert l'amour ?




Pra que serve o amor? Essa é uma pergunta que o menino Douglas deve ter se feito muitas vezes nos longos 8 anos em que viveu sua paixão não correspondida pela menina Daniela. Ele se esforçava tanto, eram tantos presentes, cartinhas e declarações, fazia de tudo por ela... e nada! Mais uma dessas histórias aparentemente insensatas que a gente ouve todo dia e que nos faz indagar pra que serve o amor. 

Mas o amor não se explica. É uma coisa que vem não se sabe de onde, faz chorar, faz sofrer e te arrebata de vez. Já houve até quem o chamasse de uma "triste maravilha", por nos deixar alegre e com lágrimas nos olhos de tanta dor. Um incrível paradoxo que nos faz voltar àquela mesma pergunta: pra que, então, serve esse tal de amor?

Talvez fosse justamente por não saber pra que servia esse tal de amor, que a menina Daniela demorou 8 anos pra perceber o que os outros já sabiam. Pra perceber que, tal qual a poesia de Quintana, ela estava se portando como o avozinho infeliz: em vão, por toda parte, procurando os óculos que sempre estiveram na ponta do seu nariz. Procurando o tal do amor, pra descobrir pra que ele servia, sendo que ele estava sempre ali, ao seu lado, personificado no seu melhor amigo.

Piaf, a cantora francesa que cantou uma música cujo título traduzido significa justamente "Pra que serve o amor?", uma vez, foi entrevistada por uma jornalista americana que lhe perguntou que conselho ela daria para uma mulher, uma jovem e uma menina. Sua resposta foi a mesma para as três perguntas: "Ame!". E, de repente, a menina Daniela resolveu seguir o conselho da cantora, sem questionamentos, e simplesmente amar. Amar o menino Douglas, persistente e predestinado. Desse amor tão grande que foge a dicionários e a regulamentos vários, como disse Drummond. 

E, dessa entrega de ambos ao amor, surge um esboço de resposta pra tal pergunta. Pra que serve o amor? Pra que a gente ame. Intransitivamente. Só porque, sem amar, não vale a pena viver. 

"Cada vez mais eu acredito nisso
E eu acreditarei pra sempre...
Que é pra isso que serve o amor!
Mas você, você é o último,
Mas você, você é o primeiro!
Antes de você não havia nada
Com você eu estou bem
Era você quem eu queria
Era de você que eu precisava
Você que eu amarei pra sempre
Pra isso que serve o amor!..."

Um comentário:

Dani ermã disse...

Não canso de ler...