quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Você trabalha ou só faz teatro?


Véspera do primeiro dia de aula, dia de faxina. Achei que levaria meia hora. Depois de 2 horas e meia limpando, totalmente suja e suada, acabei. Lembrei que isso faz parte do pacote. Se você resolve alugar um espaço pra dar aulas de teatro, precisa mantê-lo limpo. E se você não tem verba pra pagar alguém pra limpar, precisa fazer você mesma. E, mesmo cansada, eu gostei de fazer justamente por fazer parte do pacote. Do pacote de "só" fazer teatro.

A coisa de "trabalhar ou só fazer teatro" virou piada. Motivo de zueira infinita. Fato: pessoas que não são de teatro não conseguem enxergar o quanto é trabalhoso fazer teatro. Surpreendentemente, a gente não sobe no palco e se diverte só. Só o trabalho mental que é decorar um texto e construir um personagem e o tempo que se investe nisso já invalidaria o "só".

Teatro, na maioria das vezes, se faz 24 horas por dia, 7 dias por semana. Primeiro, pq você nunca tá pronto. Tem sempre que estudar, que aprender, que agregar conhecimentos. Segundo, que teatro você não deixa no escritório às 18h e vai viver sua vida pessoal. (Muitas vezes você nem tem uma vida pessoal quando faz teatro.) Você sai do ensaio e ainda fica trabalhando mentalmente na peça, ou no que for.

Eu tenho certeza que minha mãe acha que eu passo horas e horas lendo ou no facebook. E ela não está errada nisso. O que ela não consegue entender é que isso é trabalho. É muito estudo, é muita pesquisa. Como eu vou escrever bem sem ler muito? E eu escrevo peças. Como eu vou construir personagens críveis sem a observação constante da humanidade? Como eu vou ser atriz sem estudar texto, sem pensar muito em possibilidades, sem ficar testando-as no meu quarto? Como eu vou dirigir sem pesquisar muito? E o pior: como ser produtora e tocar um grupo sem passar muito tempo na internet? Fazendo contatos, organizando, administrando, pesquisando, montando projetos, aprendendo, estudando dados para melhorar a página e a imagem do grupo, entendendo pessoas para lidar com elas? Como não pesquisar e estudar, sendo que eu dou aulas, que eu transmito conhecimentos?

E outra coisa, humanidade: não é pq algo é divertido que não é trabalhoso e cansativo. Dar aulas pra crianças é uma delícia! E cansa. Ensaiar é maravilhoso! E cansa. Apresentar uma peça é a representação máxima do entusiasmo, do "estar em Deus". E - surpresa - cansa. É trabalho, como todos os outros. Também enobrece/dignifica o homem, acreditem ou não.

Talvez, pras pessoas com empregos tediosos, o universo mágico do teatro pareça injustamente divertido demais. E, talvez por isso, não o considerem trabalho. E talvez não seja mesmo... Pq teatro só se faz com paixão. Teatro cansa e dá trabalho, mas o retorno, a recompensa, é infinitamente maior. É mais do que escolha, é destino. Não é trabalho, é sacro ofício. É sagrado. Como tudo que se faz por amor...

Talvez não seja trabalho, seja religião. Fé.

Talvez seja linda a sacralidade do "só" fazer teatro.

Talvez devêssemos abandonar a piada e aceitar que, sim, graças a Deus, não trabalhamos. Fazemos teatro. (Sem o "só".)