- O que te prende?
- Essa jaula.
Ótimo. Com muita ironia. Não tenho como fugir, agora. Vou ter que participar. Se bem que não estou assim tão incomodada por participar. Elas são simpáticas. E tenho que focar no objetivo que é maior que isso. Tenho que passar por isso pra ver alguém que é muito importante pra mim em cena. É isso. Tudo bem. É uma pergunta besta também. É fácil. O que me prende. O que me prende? Pra ela foi fácil responder... Estando dentro da jaula, lógico que ela pode escolher dizer que a jaula a prende. Moleza. E eu, aqui fora? O que me prende?
- O que te prende?
- As obrigações.
Já foi todo mundo de dentro, sério? O cara da frente respondeu, então... Só mais dois e vai ser a hora da turma aqui do fundo... Bom, o que eu vou responder? O que me prende? O medo, né? É o medo que prende todo mundo. Essa é a resposta que todo mundo deveria dar. Obrigações, veja bem... Você fica preso às obrigações por medo do que pode acontecer se não cumpri-las. Logo... Bingo! Medo de novo. O que prende é o medo. O que prende todo mundo é o medo. Essa é a resposta certa.
- O que te prende?
- A sociedade.
A sociedade... ai, minha gente, por favor! A sociedade só te prende se você permite que a sociedade te prenda. Se você se submete a agir como cordeirinho, seguindo padrões e se importando com o que a sociedade pensa de você. E outra coisa: se você deixa a sociedade te prender é por medo do que pode acontecer se você for contra a sociedade. Logo... Medo! Tá vendo? Tudo se resume a medo. Minha resposta é a melhor, uhu. Tá, não vou falar que é a certa, não vou ser maniqueísta, né? Nenhuma é errada, todas são válidas. Mas a minha é melhor. Engloba todas.
- O que te prende?
- Meu marido.
Ah, que trouxa! Sério? Tudo bem que ela deu umas risadinhas, querendo que pensem que é brincadeira, que ela é uma grande piadista. Mas ela teve tempo pra pensar e falou isso? É verdade, então. Ela se sente presa pelo marido. A risadinha foi pra disfarçar a vergonha de passar por isso. E eu me pergunto o que leva alguém a manter um casamento se sentindo presa. E isso também cai no medo. Ou ela tem medo do marido ou tem medo de ficar sozinha. Ou os dois, sei lá. Vou apenas arrasar nessa resposta!
- O que te prende?
- O medo.
O que??? Não acredito!! Esse desgraçado tinha que falar minha resposta? Ai, que droga. Mas vá lá... Ainda acredito que é a melhor resposta. A mais precisa. E falta pouco pra chegar minha vez, nem vou conseguir pensar em outra resposta. Bom, vou falar medo também. Fazer o que? Não vou conseguir ser original, mas tudo bem...
- O que te prende?
- Minhas crenças.
Oi? Mas, gente... Crenças deveriam ser libertação, e não prisão. Você está fazendo isso errado, moço. Como a pessoa permite que as próprias crenças a prendam? Muito estranho...Pera! A mulher tá olhando pra mim. Tá apontando a câmera pra mim. Minha vez. Chegou minha vez. Tudo bem, mais gente repetiu respostas. Vou repetir o medo. Só o que importa é que eu seja sincera. E eu vou ser sincera. Juro que vou.
- O que te prende?
- Meu corpo.
O que? O que eu disse? Droga! Eu errei! Era pra eu falar outra coisa! Como eu disse isso? Como? Como?
Eu fui sincera.
(48 horas de reflexão sobre a resposta)
My body is a cage
That keeps me from dancing with the one I love
Set my spirit free
Set my body free
Nenhum comentário:
Postar um comentário